sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A DESGRAÇA DO PODER

The Modern Bed of Procustes - Punch cartoon


Ninguém se preocuparia em disfarçar um lapso de memória num assunto sem importância, ou mesmo a dificuldade momentânea de um raciocínio lógico. Porque não submetemos os outros normalmente a juízos desses. A conversação tem outra finalidade, e quando a intenção de examinar as palavras se vê, o discurso deixa de ser natural e o próprio comportamento.

É como olhar nos olhos com atenção. Isso perturba sempre. K. Lorenz já o disse, essa atitude em certos animais corresponde à ameaça de morte. Significa medir um challenger e fazer da luta a única relação possível. Em muitas ocasiões, a sociedade sujeita o indivíduo ao leito de Procusta.

O concurso de admissão para uma empresa numa situação de escassez de emprego é uma violência que conserva, apesar de tudo, a aparência da cortesia e do método. A lei da necessidade económica faz-se aqui sentir imperiosamente, e ainda mais quando a interferência humana desvia a escolha dos critérios mais objectivos. Aqui, o candidato preterido não pensa na espécie de juízo que fazem dele, mas no azar que teve. E é o mais razoável, no fim de contas. Mas devia ser sempre assim quando alguma coisa parece testar-nos. Que importa ser classificado por uma máquina? Todos vemos que a pessoa não pode ser nunca o objecto anónimo dum juízo. O concurso não é humano. E o homem que espia o nosso tropeção, e que em vez de nos levantar sem pensamento nos condena, é a incarnação do teste mecânico.

Ao contrário do anonimato, ser julgado pelo que nos conhece importa-nos tanto como a desgraça física. Mas pelas nossas reacções, pelo medo que mostramos do juízo desfavorável, por esta vontade de agradar que é a paixão juvenil, o outro é alertado e atraído para a mesma ratoeira.

O homem que acaba de receber um título é ainda menos livre para desprezar a opinião. Porque é ela que faz o título. E quem gostaria de usar signos sem valor? Porém, é próprio do signo durar como a instituição e na ausência do homem ser ainda. É próprio do signo tornar o homem ausente. Enquanto que a opinião muda como os humores e o vento.

O neófito do poder quer ser apreciado apesar dos títulos. Mas a consagração desperta nos outros a inevitável comparação. E esse pensamento não pode deixar de ser malevolente e injusto. Tudo é argumento para a razão que quer salvar o amor-próprio. O desprezo compensa-nos da arbitrária escolha armando um jogo em que o outro perde sempre. É preciso ser um santo para virar o desprezo para as próprias honras. O mais fácil, porém, é considerá-las imerecidas e procurar a prova do delito.

Talvez por este conjunto infeliz de circunstâncias, o homem do poder se torne estúpido à força de só poder ser inteligente e mau, porque lhe está vedado errar.

0 comentários: